sábado, 28 de maio de 2011

PROTOCOLO DE KYOTO

PROTOCOLO de KYOTO
Considerando o tratado internacional de maior importância sobre o meio ambiente, tem como principal objetivo reduzir a emissão de gases de feito estufa (em particular, o dióxido de carbono-CO² ) e dessa forma, diminuir o aquecimento do planeta, foi discutido e assinado por representantes de mais de 160 nações, em KYOTO, JAPÃO em1997.
De acordo com o documento, os países desenvolvidos, denominados de anexo I-35 países ricos e a RÚSSIA (único país em desenvolvimento)-, comprometeram-se em reduzir, entre 2008-2012, em pelo 5% a emissão de dióxido de carbono em relação aos níveis de 1990. Os de segundo grupo denominados de ANEXO II, comprometeram-se a reduzir as emissões, porém não são obrigados a fáze-lo.
O protocolo de KYOTO, entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, após sete anos de intensas negociações. A decisão da RÚSSIA foi decisiva, pois, para valer o tratado deveria ser ratificado por 55 países que, juntos, representariam 55% do gás carbônico lançado na atmosfera em 1990. Os ESTADOS UNIDOS, o maior emissor de gases de efeito estufa do planeta, não ratificaram o PROTOCOLO de KYOTO, alegando que ele acarretaria implicações negativas em sua economia.
Além da redução na emissão de gases de efeito estufa, o PROTOCOLO de KYOTO estimula as nações a gerenciar a destinação no lixo, a utilizar fontes renováveis de energia, areduzir a emissão de metano, bem como aproteger as florestas. A vigência do PROTOCOLO expira em 2012.

Um comentário:

  1. Serei o teu seguidor, pois adoro pensamentos e atitudes conscientes!
    Se precisar de alguma forma de apoio, estarei sempre presente!
    Paulo RK NAMASTÊ!

    ResponderExcluir